quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Eletro corrosão com água e sal

 Como prometido o tutorial.
Bom tudo começa com a chapinha de latão, esta eu encontrei num ferro velho.






Depois de devidamente limpa e polida foi limpa com álcool, é importante que não fique nenhuma sujeira ou marcas de dedo. Depois de seca  a gente faz o desenho, neste caso fiz com caneta de marcar CD, ou caneta de circuito impresso. Aqui o desenho é o logo da empresa do meu cunhado.

Será preciso uma fonte de energia, eu uso uma fonte de alimentação de um aparelho velho ( não lembro do que). Importante ter em mente que quanto mais potente a fonte mais rápido o processo, proporcionalmente a m*#da (se der m*#da) também será maior.
O lado positivo é ligado a um pedaço de metal qualquer, um pedaço de lata de azeite ja serve, o negativo é ligado na nossa plaquinha de latão em uma ponta onde não haja desenho, atraz é o ideal, e tudo é colocado na água com sal.  Coloque o desenho de frente com o pedaço de lata como na foto. O tempo de banho pode variar mas em geral 20 a 30 min é o suficiente, o ideal é ir acompanhando o processo.
 A água é da torneira mesmo, a formula que eu usei foi  uma colher de sopa rasa pra 2 litros de água,  a quantia de sal influencia na velocidade, + sal = mais rápido ,também aqui a m*# é proporcional,

Outra forma de fazer o desenho é imprimir o desenho, espelhado, em uma folha de revista, como na foto, depois transferir para a placa com o ferro de passar roupas, para isso a impressão tem que ser a laser, na falta da impressora a laser eu imprimi com jato de tinta e tirei um "xerox" usando a folha da revista.

 Depois de passar o ferro, cuidado para o papel não "dançar" nesta hora, coloque a chapinha na água pro papel amolecer e poder ser retirado sem dano ao desenho.

 Use a caneta para CD para algum eventual retoque, e depois do banho é só limpar tudo com palha de aço ou uma lixa 1200.

PS: não sei o porque mas o banho funciona melhor se antes de corroer o latão, usar dois pedaços de arame galvanizado ligados aos fios de energia  e deixar corroendo um pouco, + - 20 min. isso deixa a água  horrível, porem o resultado no latão fica bem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário