quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Flor de lata


Coma fazer uma flor de lata ? Primeiramente arrumar a lata, a lata pode ser comprada em formato de folhas tanto de cobre, bronze, latão ou Flandres ( Flandres é uma folha de ferro tratada com estanho, é o material que se usa para fazer latas de alimentos como  azeite, conservas e etc.) Eu uso sucata mesmo, latas de alimentos como disse acima ou coisas salvas de ferro velhos, como no caso desta flor que mostro a seguir usei uma velha tampa de latão e canos de cobre encontrados em lojas de artigos para refrigeração ou tubulação para agua quente. PS neste caso não uso latas de aluminio, já que uso solda de estanho e alumínio não pega este tipo de solda.









Tudo começa com o desenho das pétalas e o corte feito com uma tesoura de aviação, não sei pq tem este nome mas é assim que chama.


Depois de cortada as pétalas são arqueadas ( ou abauladas) com o auxilio desta ferramenta ai que na verdade é um boleador vendido em loja de artesanato usado para fazer flor de pano. ( o desenho ao fundo na foto é um molde de minha esposa, não tem nada haver com a flor.)
Depois com auxilio de um alicate enrolo pedacinhos de lata para fazer as dobradiças.
As dobradiças são fixadas na base das pétalas 

O caule foi feito com um caninho de cobre de refrigeração. 
O mecanismo que faz abrir e fechar começa com esta pecinha ai da foto, nada mais é do que  uma estrela com as pontas viradas 90° com um fio de cobre soldado no centro, este fio é que vai fazer a flor funcionar.



Umas pecinhas como as da foto fazem a ligação da "estrela" da foto acima com as pétalas.

Note que fim umas "aroelinhas"  de com a lata e fixei na parte interna das pétalas. Lembre-se de tomar cuidado para quando for soldar as pecinhas pequeninas não deixar a solda escorrer e travar tudo.


No cano que é o caule fiz um corte para expor o fio d cobre que corre dentro dele, e neste fio soldei outra "arruelinha".




Outra arruelina é soldado no cano para ser o ponto de apoio da folha que será a alavanca.


Esta folha foi feita com cano de cobre para agua quente, feito 2 furinhos e soldado 2 pinos, o da ponta fixa a flor caule no outro vai uma aste que empurra o fio de cobre dentro do cano.


 Ai é acertar a posição das pétalas da melhor maneira, eu mesmo soldo e desmancho tudo varias vezes até acertar a posição melhor para abrir e fechar. Arames de cobre e alumínio viram rebites para unir as partes moveis.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário